quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Jogos de PC: Starcraft II: Wings of Liberty



Hoje, falo sobre o título esperado por muitos (e eu enfatizo o "muitos") por mais de uma década entre viciados no gênero RTS (Real-Time Strategy, ou estratégia em tempo real). Parece que foi ontem, quando comprei e joguei pela primeira vez o pacote de expansão do game Starcraft...

Mas, deixando a nostalgia no passado, dia 27 de julho foi lançada a segunda versão, ou o quarto episódio da história. Felizmente, ao contrário do que foi feito na série Neverwinter Nights, onde o segundo foi definitivamente pior que seu predecessor, Starcraft II consegue trazer inúmeras novidades gráficas, tanto em cinemática quanto nas animações do próprio jogo. Novas unidades, upgrades, a possibilidade de usar zoom e uma forma de jogar totalmente diferente, que aliás lembra muito a série Mass Effect, sem estragar nada a jogabilidade tão conhecida e que distingue este RTS da maioria.


Para quem já viu os trailers, sabe como a Blizzard caprichou nos vídeos. Mas, também, eles sempre foram conhecidos por animações de tirar o fôlego. E com certeza, em Starcraft II, não desapontam.




Dentro do jogo, você reconhece os menus, comandos e tudo da primeira versão. Só que com gráficos e animações a anos-luz de melhora. Alguns upgrades (como o Stimpack do Marine) você compra com o dinheiro que recebe de pagamento por cada missão cumprida, que são 26 no total. Para quem ainda não conhece o título, existe um tutorial bem fácil de compreender, com informações básicas. Ah é, e você não é simplesmente "jogado" para cumprir missões. Desta vez, você escolhe o que quer fazer, quando quer fazer.


Diferente do primeiro Starcraft, onde você tinha as três campanhas das raças e as fazia em ordem, nesta a Blizzard separou em três publicações; Wings of Liberty (Campanha Terran), Heart of the Swarm (Zerg, sem data de lançamento) e Legacy of the Void (Protoss, sem data de lançamento).

Outra coisa é a parte multiplayer. Muita gente ainda lembra como funcionava multiplayer em '98 né? Ou jogava com várias pessoas dentro da battle.net (o que era divertido), ou você jogava com amigos via modem (fax modem!), no melhor sistema de um PC discar para a casa do outro e então jogar, quando a conexão permitia ou até alguém precisar do telefone e desconectar o jogo. Mas com doze anos de melhorias em MMORPG (como World of Warcraft), com certeza será diferente!

No Brasil, a primeira parte foi lançada por um preço médio de R$49,00, valor de pacote de expansão mesmo, diferente da versão de 1998.

Mas como nem tudo são flores, encontrei dois pontos negativos nesta "epopéia starcráftica". Primeiro, foi totalmente traduzido para o português. Se pelo menos fossem apenas os menus, mas precisava traduzir até as vozes das unidades? Aposto como muitas piadas perderam a graça...
O outro problema, na verdade, parece uma pegadinha. Você paga R$49,00 pelo jogo, o que dá o direito de jogar por 180 dias (seja no modo campanha ou no multiplayer). Mas no final deste prazo, você só vai poder jogar se pagar R$10,00 mensais! Mas me parece que a Blizzard ainda vai rever esta forma de "possibilitar que as pessoas no mundo inteiro possam jogar".

A Saraiva fez um evento especial para o lançamento do jogo em São Paulo, na noite do dia 27. Centenas de fãs fizeram contagem regressiva até a meia-noite, esperando poder levar uma cópia do jogo. Se os brasileiros se mostraram tão fãs da série, eu só imagino como foi na Coréia do Sul, onde tem gente que transformou o jogo em curso universitário (!) de tão viciados.




É isso aí, até mais!






(Imagem e informações da Folha.com. Nomes de jogos aqui citados são marcas registradas de suas respectivas empresas.)